Coligação Maçônica do ABCDMRR

Últimas Notícias e Artigos da Coligação:
Domingo, 10 Fevereiro 2013 00:00

Ordem dos Escudeiros

Escrito por 
Avalie este item
(1 Votar)

O que é a Ordem dos Escudeiros?

A Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda é uma Organização Internacional patrocinada pela ORDEM DeMOLAY, feita para crianças, do sexo masculino, com fins educacionais e cerimoniais, fundada em 1922.

O nome “Távola Redonda”, relacionado a lenda do Rei Artur, foi escolhido porque aquela antiga ordem possuía os mais elevados ideais de serviço, perfeição, camaradagem e igualdade entre os Cavaleiros. Dessa forma, é importante que se forme um grupo de meninos, futuros homens, com os mesmos ideais para corrigirem as muitas injustiças que afligem a humanidade.

A Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda é uma organização reconhecida desde 1995, que se dirige a crianças do sexo masculino, entre 07 e 12 anos, fazendo com que eles participarem de atividades com os DeMolays, respeitando-se as diferenças de idade entre os membros das duas Ordens.

Ordem DeMolay e a Ordem dos Escudeiros

A Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda é uma entidade que faz parte da Ordem DeMolay colocando garotos de ambas as Ordens em contato freqüente. As reuniões são todas uniformes, sendo denominada “ritualisticas”. O “Ritual” é bem simples e as reuniões ocorrem mensalmente, fazendo com que os jovens se familiarizem com as práticas de uma sociedade iniciática, sem sobrecarregá-los e sem tornar o grupo desestimulante. Por isso, é imperativo que se realizem atividades simples, que os faça tornar amigos e se integrar à Família DeMolay.

Cada Távola é patrocinada por um Capítulo DeMolay e fica sob auspícios do Conselho Consultivo correspondente (Grupo de Maçons responsável pelos DeMolays). Há um DeMolay, denominado de Nobre Cavaleiro, que funciona como Consultor (Responsável pelos Escudeiros). É ele quem acompanha os jovens Escudeiros, durante as cerimônias, e por isso ele deve ser considerado um irmão mais velho destes meninos.

As Cerimônias da Ordem foram escritas para serem facilmente lidas e aprendidas pelos Escudeiros, ensinando-lhes lições morais de alto valor, como serem sempre educados e leais, a dizerem a verdade, a preocuparem-se com o próximo, a se empenharem nos estudos, entre outras. Estes ensinamentos são os mesmos que são ministrados aos DeMolays, com as devidas adaptações.

Ler 1939 vezes Última modificação em Segunda, 27 Maio 2013 16:50
Mais nesta categoria: Ordem da Estrelas do Oriente »
 

Blog Coligação

 

Recentes

Loja em Destaque

 

Mais Acessados

   
Você está aqui: Entidades Paramaçônicas Ordem dos Escudeiros

Coligação Maçônica

Propugnar ,por todos os meios, para a grandeza da Ordem Maçônica. Divulgar pelos meios permitidos nos regulamentos...

Saiba mais

Contato Direto

Presidente 2016-2018
Adolfo Gazabin

Administrador do Portal
Contate-nos

Secretarias da Coligação
Mensagens