Coligação Maçônica do ABCDMRR

Últimas Notícias e Artigos da Coligação:
Domingo, 10 Fevereiro 2013 00:00

Ordem Demolay para o Brasil

Escrito por 
Avalie este item
(2 votos)

A Ordem Demolay é uma Instituição Paramaçônica que agrega em seu seio, jovens de 12 a 21 anos, com o propósito de orientação e acompanhamento, auxiliando na formação e tornando-os lideres na sociedade civil.

Em Ribeirão Pires, temos o Capítulo Pilares de Ribeirão Pires, com sua fundação em 2005, e em seu quadro já conta com cerca de 25 jovens, com idades entre 12 e 21 anos.

A Maçônaria e Ordem Demolay tem por finalidade, formar jovens com espirito de liderança para torná-los lideres na sociedade, com educação e ritualística, que são observadas pelo Supremo Conselho da Ordem Demolay para o Brasil com sede no Estado do Rio de Janeiro.

Leia abaixo depoimento emocionante feito pelo Sobrinho Carlos Liorci”, nosso querido Caco, sobre a Ordem Demolay e o Capítulo Pilares de Ribeirão Pires - nº 610

Aceitei ao convite com muito prazer, para escrever um breve texto sobre a Ordem DeMolay no Brasil e especificamente na cidade de Ribeirão Pires. Poder falar, contar um pouco da história que foi criada nesse município. A maior preocupação, portanto, era a de oferecer aos leitores, algo um pouco diferente daquilo já formulado que existe hoje em dia.

É denominada, informalmente, como uma “Escola de Líderes” pronta para trabalhar na sociedade e para a sociedade; e como tal, lar de direitos e deveres adquiridos pelo jovem ao adentrar em seu quadro de membros. Orgulha-se por formar pessoas preocupadas com seu País, seu Estado e seu Município, que possam desenvolver projetos sociais visando a cidadania e a melhoria da vida coletiva.

Possui como objetivo central, a busca pela auto-descoberta do jovem, forçando-o a trabalhar e a se desenvolver dentro dos âmbitos: individual, social e espiritual; em um grupo que segue os mesmos ideais de irmandade universal e companheirismo. O rapaz passa por diversos ensinamentos em diferentes etapas, cuja meta é a de acender uma luz em seu coração, fazendo com que respeite o próximo, sua família, e sua nação. Um jovem, ao se tornar um DeMolay, carrega consigo, o nome da maior Instituição para jovens do mundo.

Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo. Essas sete palavras, esses setes conceitos, são a base e o pilar chefe de toda a ideologia que circunda a Ordem, diferenciando-a de qualquer outro grupo para jovens; transporta seus ensinamentos para um ritual, na qual o garoto deve estudar. Possibilita a dúvida, o momento de reflexão e conseqüentemente, a transformação, através do contato direto com seus atos potenciais, isto é, o jovem se descobre, percebe-se como agente desse mundo em que vive, e conseqüentemente, como total responsável por seus atos.

O Amor Filial é lembrado, em conjunto com a crença em nosso Pai Celestial, onde Reverenciamos o Sagrado. Somos Corteses pois introduzimos em nossos corações as lições de educação. Compreendemos que o Companheirismo é mais do que simples palavras; é o estar junto, em todos os sentidos, como uma família; a nossa família. Percebemos que devemos ser Fiéis, sim, fiéis aos nossos ideais, às nossas opiniões e principalmente, aos nossos sentimentos. Tentamos agir da forma mais Pura, sem nenhum preconceito, tratando o outro com respeito e dignidade. E estudamos que se não preservarmos a nossa Pátria, se não acreditarmos nela, acima de qualquer coisa, ela cairá.

Através de suas Sete Virtudes Cardeais, a Ordem coloca o jovem DeMolay no Caminho do Bem; ensina que deve se usar da emoção sempre alicerçada pela razão; criando uma dicotomia própria, na qual todos os jovens prometem seguir suas vidas. Cria um ambiente de irmandade e ajuda mútua, na qual o garoto estreita laços de amizade que guardará por toda a sua vida. Sua história remete às Cruzadas e à Ordem do Templo, em especial, seu último Grão-Mestre chamado Jacques DeMolay, cujo nome serve de inspiração para todos esses jovens, que lembram sua vida heróica e exemplar.

A Ordem DeMolay não possui a pretensão de substituir a família, nem a crença e nem a escola, mas sim, de poder servir como processo catalisador para as transformações advindas desses ambientes. Um Capítulo DeMolay (nome dado ao local dos encontros) serve como um espaço livre e protegido, onde cada membro sente-se livre para poder crescer, e protegido, pois encontra-se sob orientação do Conselho Consultivo, grupo de Adultos (composto por Tios Maçons e Seniores DeMolay’s), dando autenticidade e credibilidade aos ideais propostos articulados pelo Tio Maçom Frank S. Land (fundador da Ordem DeMolay nos E.U.A). O Capítulo “Pilares de Ribeirão Pires” nº610, nasceu da idéia de um grupo de Tios Maçons que gostariam de ter um Corpo DeMolay trabalhando ativamente em Ribeirão; com isso, pensou-se em outro Capítulo, cujo objetivo seria de treinamento e ensinamento, dando subsídio aos garotos que fundariam a Ordem DeMolay na cidade. Foi criada, então, uma interligação entre o pessoal de Ribeirão Pires com o Capítulo Juarez Néri Antônio Pereira (JUCA), de Santo André, para cumprir tal papel.

Após muito trabalho, e muitos garotos da cidade iniciados no JUCA, em Agosto de 2005, o Capítulo Pilares abria suas portas para a Primeira Gestão Administrativa. Muitas viriam após, carregadas com um sentimento de tarefa cumprida, porém longe de ser terminada. O primeiro passo havia sido dado, de uma longa caminhada para fortificar os pilares recém-fundados. A Ordem DeMolay pede que seus membros vivam uma vida plena de moral e limpidez. Que sigam o exemplo de vida de Jacques DeMolay, e de todos os Cavaleiros Templários. Que tenham dentro de si, toda a força e energia dessas Sete Virtudes Cardeais.

Carlos Liorci” - Sênior DeMolay
Ex- Mestre Conselheiro

 

Ler 2660 vezes Última modificação em Terça, 02 Agosto 2016 18:14
 

Blog Coligação

 

Recentes

Loja em Destaque

 

Mais Acessados

   
Você está aqui: Entidades Paramaçônicas Ordem Demolay

Coligação Maçônica

Propugnar ,por todos os meios, para a grandeza da Ordem Maçônica. Divulgar pelos meios permitidos nos regulamentos...

Saiba mais

Contato Direto

Presidente 2016-2018
Adolfo Gazabin

Administrador do Portal
Contate-nos

Secretarias da Coligação
Mensagens