Coligação Maçônica do ABCDMRR

Últimas Notícias e Artigos da Coligação:
Blog da Coligação Maçônica do ABCDMRR
Terça, 26 Novembro 2013 14:31

Poema para a Nona Região Maçônica-GLESP

“ NONA REGIÃO “

Fraternal e tão poderosa
Que toca fundo o coração!
Região de história portentosa
Exemplo pra toda Nação !

Que honrando a Maçonaria
Toda irmandade em união,
Cumpre com sabedoria
Seu papel com dedicação.

Onde erguer templos virtuosos
Tornou-se já tradição !
Que os irmãos laboriosos
Fazem-no com perfeição !

Por todos tão respeitada !
Pelo convívio e integração
Pela humildade cultuada
Pela pertinácia de cada irmão !

Com políticos, empresários, desportistas,
Profissionais de autos, da construção,
Autoridades, doutores, artistas...
Cada qual em constante evolução !

Cônscia da responsabilidade
De sua nobre missão
Dissemina a felicidade
Com as Lojas em coesão !

Sua marca é a austeridade
Cultuando a justiça e a retidão
Defendendo com fé a liberdade
Com base na verdade, na razão !

Não há Loja mais importante
Nem há qualquer distinção
Cada qual é relevante
Iguais Lojas...de “ São João” !

De Santo André , São Bernardo, São Caetano,
De Diadema, Mauá ou Ribeirão
Que labutam ano após ano
Engrandecendo nossa “ Nona Região”!

 

Ir. Adilson Zotovici   -   ARLS Chequer Nassif-169  -  “ Nona Região da Glesp“.

foto

Veja, entrevista exclusiva com Rei das Reuniões !

"Meu nome é Rei das Reuniões, tenho 19 anos e sou DeMolay, essa tarde eu vou pra Reunião.

Os 10 mandamentos para ser o Rei da Reunião são os seguintes:

1º - Você tem que se vestir com as melhores roupas das melhores grifes famosas. Que são Armani, Gucci, Prada, Aquela que a Tia costurou! Até por que, toda grife que se preze tem uma boa camisa social branca, uma calça social preta, uma gravata preta que dê destaque.

2º - Você tem que ter um carro, um carro grande! E a Kombi você sabe né, a kombi é um mito ! É o sonho de consumo de qualquer capitulo, é um carro que chama atenção, que cabem todos os irmãos!

3º - Quando você senta no leste, você acaba ficando em evidencia, porque o leste é uma questão de status é uma questão que todo mundo quer e o Tronco você sabe né, pode variar de um, dois, cinco reais até o infinito!

4º -Meu, pra você ser o Rei das Reuniões, você precisa chegar cedo, porque uma reunião que se preze tem que ser bem organizada, tem que começar no horário! Isso gera status com a loja e agrega muito valor a reunião!

5º - Sendo sincero com vocês, eu prefiro Tubaína, mas coca-cola é status, coca-cola é cara, é de um sabor requintado, e quando chega na reunião, você sabe né, todo mundo vai atrás, e isso acaba chamando atenção.

6º-Vou ser bem sincero, eu gosto mesmo é de ser Sentinela, mas ser Mestre Conselheiro é status, até porque existe toda uma recepção, todo um glamour. Quando você é Mestre Conselheiro, o que acontece, você tem o colar amarelo e brilhante, então é uma coisa que chama atenção na reunião.

7º -Outra coisa importante, que é ter em sua reunião pessoas conhecida, usar a mídia, ter celebridades! Ter um Grande mestre, um Mestre Conselheiro Nacional, um Estadual ou até ter aquele visitante famoso. Isso com certeza agrega a sua roupa, sua Kombi, a sua reunião, ou seja, agrega a tudo.

8º -Cerimônia Publica tem que ter Filhas de Jó, mulheres bonitas, as mais justas da Terra, porque não faz sentido você ter tudo aquilo ali e não ter Filhas de Jó. É como você ter um Boeing e por um piloto de teco-teco pra pilotar.

Sabe uma coisa meu, mas eu acho que é pesado. Eu já zoei um grau iniciático! Onde? No congresso.

9º -As reuniões que eu gosto de frequentar são as que tocam Enya, Era , apocalyptica.

10º -Quem é DeMolay precisa ter um Instagram, tirar foto no espelho usando paramento completo é algo que chama atenção, você tem que divulgar e é claro usar muuuuuuito Hashtag, #Fui #ODM, hashtag é status, hashtag é vida e chama atenção.

Quem não queria fazer parte da maior organização de jovens líderes do mundo, andar com carro grande, sentar no leste, ter uma cerimônia publica com muitas filhas de Jó. Claro que sempre tem aquelas historinhas do bode, então realmente eu acho que isso ai acaba sendo um pouco falta de conhecimento, eu sei que muitos vão te criticar, mas enfim, o importante é ser uma pessoa de bem!"

Seja você também o Rei das Reuniões, acompanhe tudo que se passa na Ordem DeMolay no estado de Rondônia, acesse o site www.demolayro.com.br e curta nossa Page – Bandeirantes de Virtudes - Unidos por DeMolay.

-A pessoa colocada na foto é apenas um "garoto propaganda" e não ele quem escreveu a publicação ou quem foi entrevistado-
-A publicação é irônica, então não deve ser lida literalmente-

Fonte: https://www.facebook.com/bandeirantesdevirtudes

Quarta, 13 Novembro 2013 13:05

A Maçonaria Operativa (Origem Maçônica)

Na Idade Média o ofício de pedreiro era cobiçado pela classe do povo. E para não perder suas regalias o segredo deveria ser guardado com bastante zelo

Os historiadores em geral concordam que a franco-maçonaria se desenvolveu a partir dos pedreiros medievais – maçon em francês significa pedreiro - também conhecidos como Maçons Operativos, os que construíam grandes catedrais e castelos.

Os pedreiros reuniam-se em lojas (alojamentos) para poder descansar e se alimentar. Estas lojas, com o tempo, tornaram-se também um local para as reuniões que serviam para definir os parâmetros de organização da Ordem dos Pedreiros. Em comum com outras organizações, desenvolveram as primitivas cerimônias de iniciação para novos aprendizes. Como os pedreiros costumavam viajar por todo o país, passaram a adotar uma palavra secreta, quando chegassem a um novo local de trabalho, a fim de provar que haviam sido qualificados (iniciados) e que eram membros de uma Loja.

Em 1723, com o crescimento do quadro de obreiros, a Grande Loja editou o Livro das Constituições, que trazia em seu bojo o regulamento para se governar a franco-maçonaria.

Estudo mais recente situa a origem da francomaçonaria na disposição de proporcionar caridade. No século XVII, não havia nenhum Estado-Providência. Quem quer que necessitasse, contava apenas com a ajuda eventual de um semelhante. Naquela época, havia muitos Ofícios conhecidos como “Clubes da Caixa”, que surgiram do convívio em reuniões de membros de uma mesma corporação de ofício, ocasião em que depositavam quantias em dinheiro numa caixa comum. Se algum deles estivesse passando por dificuldades, poderia dela se socorrer para aliviar sua angústia.

Os “Clubes da Caixa” passaram a admitir membros de outros ofícios e a carregar traços das primeiras Lojas Maçônicas. Assim é possível que a maçonaria tenha tido sua origem justamente num “Clube da Caixa” por Maçons Operativos.

A partir de 1730, lojas foram criadas na Europa, nas Índias ocidentais, na América do Norte e na Índia. Nos séculos XVIII e XIX, a franco maçonaria britânica estendeu-se ao Médio e Extremo Oriente, à Austrália, à África e à América do Sul.

Até 1717 as lojas maçônicas não obedeciam a um centro. Com a fundação da Grande Loja de Londres algumas lojas inglesas passam a ela se subordinar. Na cidade de York as lojas continuaram independentes até 1751, quando surge a Grande Loja de York.

 

Blog Coligação

 

Recentes

Loja em Destaque

 

Mais Acessados

   
Você está aqui: Blog ColigABC Itens filtrados por data: Novembro 2013

Coligação Maçônica

Propugnar ,por todos os meios, para a grandeza da Ordem Maçônica. Divulgar pelos meios permitidos nos regulamentos...

Saiba mais

Contato Direto

Presidente 2016-2018
Adolfo Gazabin

Administrador do Portal
Contate-nos

Secretarias da Coligação
Mensagens